segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

"Como começar bem?" Mensagem escrita coletivamente pelos educadores para lhe inspirar e fortalecer, aproveite!

Mensagem produzida por meio de uma dinâmica de grupo, conduzida por mim, no "Dia de Estudo" com os educadores da EMEF “Cândida Soares Machado" Em Guarpari/ES.

Que bom que você está aqui!
Bem-vindo(a) a mais um ano letivo! Com novas oportunidades e novas chances de fazer coisas melhores e maiores ainda do que já temos feito! E aqui vai uma linda mensagem escrita pelos educadores desta escola para lhe inspirar e fortalecer, aproveite!


Veja as respostas da equipe do matutino sobre: Como começar bem o ano letivo?
Possibilitando o sonhar...
Pensando que sempre posso fazer melhor e compreender mais a mim e aos outros. Construindo mais abertura para o diálogo. Ouvindo mais... respeitando as diferenças. Procurando se relacionar bem com os colegas e alunos, sabendo falar e ouvir no momento certo.
Criando expectativa de aprender e passar o aprendizado. Contextualizando os conteúdos na vida de cada um. Sempre tentar ideias novas e colocá-las em prática em sala de aula, para faremos coisas novas.
Aprender a enfrentar as diversidades. Caminhar harmoniosamente.
Começar com entusiasmo, com boas ações, dedicação, motivação, expectativa. Com novos métodos, com otimismo, políticas novas e fazer mais do mesmo. Pensando que o ano é novo, ideias novas, realidades diferentes, novas situações e ações que possam renová-las e resolvê-las sabendo que a cada ano a gente se renova e as técnicas tem que ser renovadas também.
Como começar bem este ano letivo? Potencializando individualidades. Tendo planejamento adequado e propostas possíveis. Desenvolvendo trabalho em equipe. Com comprometimento em fazer diferente, dedicação e amor, muito amor!



Para equipe do vespertino é assim que podemos começar bem este ano letivo:
Agradecendo a Deus pela vida e pela oportunidade de estar nesta escola. Com compromisso, sabedoria, determinação e disposição para realizar um bom trabalho. Com disposição para realizar coisas novas, utilizando novas metodologias e buscando trabalhar de forma crítica e atraente. Contudo, os alunos também precisam ter interesse.
Elaborando bons projetos, objetivos e planejamentos. Com boas propostas de renovação. Com projeto de educação integrando a família.
Com unidade de equipe, criatividade, otimismo, respeito mútuo, paciência, persistência e amor, muito amor!! Passando boas energias e não desanimando com as barreiras encontradas.
Buscando sempre: Conhecer e motivar os alunos, ter um olhar diferenciado para a diversidade. Acreditar na potencialidade dos alunos. Sendo flexível para obter mudanças.
Como começar bem este ano letivo? Aprimorando o conhecimento já existente do aluno. Trazendo novas ideias para os alunos, aulas diferenciadas, tralhando com a diversidade na sala de aula. Tendo amor pelo que faz! Motivado. Com boas energias e compreensão.
Para começar bem o ano letivo é preciso entrar na sala de aula com um olhar diferente, pois cada aluno tem sua realidade e seu tempo. Deixar nossos problemas dentro de casa: o aluno não tem culpa dos nossos problemas diários. Desistir nunca!
Discernir e evoluir. Pedir a Deus que me dê saúde e muita saúde para minha família.
Começar reconhecendo que o Senhor está no controle de tudo e entendendo que devemos florescer onde fomos plantados.

 
Quem participou do “dia de estudos” na escola no matutino, e nos inspira e fortalece com estas palavras foram: Eduardo (Dudu), Rosicler, Denise, Úrsula, Vinícius, Marilza, Aloizio, Thatiana, Rebeca, Rosimara, Cynthia, Penha, Artur, Alexandra.
A equipe do vespertino que participou desta dinâmica gerando esta linda mensagem foi: Eduardo (Dudu), Rosicler, Luciano, Michelle, Aline, Vanessa, Fernanda, Lucimary, Adriana, Hellane, Valquíria, Marinsa, Aldecir, Alexandra.

Obrigada por continuar educando! O que você faz conta, estamos juntos por uma educação cada vez melhor.
Com carinho e ao seu dispor, Alexandra Guerra. Formação Continuada da SEMED.




sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Texto coletivo, escrito por meio da dinâmica das mãos, realizada na formação de gestores das escolas municipais de Guarapari em 28 de janeiro de 2016.

O poder da visão é a capacidade de sonhar” e esta é uma declaração dos sonhos e metas dos gestores para a educação pública em nosso município e do como poderemos alcançá-la:

A educação pública que queremos...
É humanizada, libertadora, possibilita o sonhar; para tal, estimula a autonomia e a confiança.
É valorizada, qualifica o aluno para ser um cidadão do mundo; preparado para a vida, para o trabalho e para ser uma pessoa do bem.
É inovadora, tem comprometimento; mas muito inovadora e comprometida!
Promove e investe na pesquisa, na ciência e na tecnologia.
Capacita os alunos para o mercado real com condições de competição iguais.
Tem um olhar carinhoso com o aluno, amando o outro como desejo ser amado. Respeita a individualidade. Motiva o aluno.
Tem sustentabilidade nas relações! Organiza o ambiente para que seja acolhedor e incentivador.
A educação pública que queremos é muito dedicada e amorosa! Tem muito, muito amor mesmo! Ela atende as necessidades de todos os envolvidos. Reconhece as diferenças. Cria possibilidades. Tem famílias que também amam a educação pública. Que participam e investem em seus filhos. Esta educação deve ultrapassar os muros da escola.
A educação pública que queremos é humanizada, sem desigualdades. É flexivel, responsável, honesta, dinâmica; é transformadora. Tem organização, atitude, afeto, sucesso e realizações. Promove a paz e a harmonia; mudando o modo como olhamos para o aluno e para o companheiro de trabalho.
Inclui aulas criativas e motivadoras que atendam nossos alunos.
É uma educação de comprometimento, com visão de futuro, capaz de realizar. Para tal, a educação que queremos tem equipamentos e estrutura física adequada.
A educação pública que queremos é de qualidade e prepara o aluno para construir um mundo feliz. Possibilita a formação integral do ser humano, pois vai além da sala de aula...

Como vamos construir esta educação? O que cada um de nós pode fazer com as próprias mãos para alcançar as metas acima almejadas?
Vamos encher o peito de sonhos e a mente de realidades, colocar a mão na massa e fazer a educação acontecer, fazendo o aluno acreditar na escola e a escola acreditar no aluno.
Vamos executar a tarefa de gestor com amor, competência e respeito pelo outro. Com trabalho, amor e compromisso pessoal.Tendo consciência da importância desta função perante a comunidade escolar.
Para alcançar a educação que sonhamos vamos atuar com equilíbrio nas áreas administrativa e emocional, visando sustentar as relações. Como? Valorizando os funcionários, pais e alunos. Sendo positivo e contagiando toda a equipe.Trabalhando lado a lado com a equipe, juntos, em unidade, a fim de promover um resultado pedagógico satisfatório.
Vamos trabalhar a articulação de toda a comunidade escolar para que seja estabelecido um vínculo forte e eficaz entre corpo docente, discente, sistema e os outros segmentos desta comunidade, para que coletivamente e de forma responsável possamos garantir uma verdadeira unidade escolar, ou seja, uma escola para a comunidade.
Vamos construir esta educação com atitude e coragem. E escolher nossos representantes com responsabilidade. A qualificação e o comprometimento devem andar juntos, para que essa educação de qualidade aconteça. Buscando informações dedicando-se ao estudo.
Temos que buscar meios para melhorar o espaço físico para que seja cada vez mais adequado e equipado.
O que mais podemos fazer? Faremos um trabalho de sensibilização sobre a importância do estudo na vida dos alunos. Podemos trabalhar o lado afetivo dos alunos e suas relações interpessoais. Desenvolver projetos sobre cidadania, ética e moral, dentre outros. Estimular a autoestima e incentivar o desenvolmvimento de seu potencial.
Sabedores de que a recompensa do trabalho vem de Deus “Ele verá o trabalho... e ficará satisfeito.”
E não podemos paralisar diante da dependência do outro para executar algo!
Para construir a educação pública que queremos é preciso zelar pela garantia do tempo pedagógico do aluno. E estimular aulas atrativas e inovadoras, voltadas para a atualidade. Com envolvimento, união, ação, respeito, amor... muito amor!
Emfim, seguiremos acreditando na educação, dando o nosso melhor e alimentando a esperança; sabedores de que a educação pública que queremos construímos com nossas mãos dadas.  


Autores: Mercedes, José Ricardo, Gia, Maria Lúcia, Ivanete, Alessandra, Thiago, Simone, Lúcia Helena, Jair, Adriana, Gilmara, Nádia, Patrícia, Adriana, Parasceves, Josiane, Simone, Fernanda, Marina, Fabíola, Marta, Enizabel, Andrea, Ana Lúcia, Valéria, Rosângela, Penha Rossato, Benilda, Marcia, Lourdes, Cecília, Ronaldo, Angêla, Aleksandra, Glauner, Irany, Alexandra.
Com fé e esperança, Alexandra Guerra & Equipe da Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação/Guarapari/ES.



Foto: Equipe de gestores das Escolas Municipais de Guarapari. Em: 28 de janeiro de 2016.


segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Dinâmica das mãos - A educação pública que queremos construímos com nossas mãos dadas.

Dinâmica das mãos 
Podem ser abordados vários temas diferentes com esta mesma forma de trabalho neste caso, nosso tema é:
 A educação pública que queremos construímos com nossas mãos dadas.
Por: Alexandra Guerra.
*Cada parte abaixo pode ser feita em 4 encontros/dias ou todas as partes em 1 encontro em aproximadamente 3h.
*Sugestão de mensagem para abertura e preparação: “O Ensino que queremos” (Anexo)
Parte 1>
1- Usando sua mão como molde, desenhe a silhueta dela com seus dedos abertos.
2- Escreva na palma da mão o tema de nossa formação: A educação pública que queremos...
3- Abaixo da frase escreva seu nome.
4- Cada dedo será preenchido em uma parte desta dinâmica. Agora você tem o espaço do dedo mindinho. Dê sua opinião completanto a frase tema e escreva-a apenas dentro do delo mindinho.
5- Compartilhar.
6- Pregue seu molde no varal para continuarmos esta dinâmica no próximo encontro. (Ou prossiga).


Parte 2>
1- Fazer a dinâmica “Roda Viva” com o tema.
2- Pegar o molde de sua mão no varal.
3- Se a educação é publica, ou seja, é de todos, e nós a contruímos juntos, pense no que seus colegas lhe disseram, durante a “Roda Viva” que mais mexeu com você... Escolha a resposta que mais lhe chamou a atenção e escreva no próximo dedo, o anular.
4- Pendure seu molde no varal , para continuarmos a dinâmica depois.


Parte 3>
1- Esta é uma das partes mais difíceis desta dinâmica, mas também a mais importante: O que faremos de fato, em nosso dia a dia, para conquistar nossos alvos e sonhos? É a hora de refletir e se comprometer com o que você pode fazer! Esqueça os outros por um momento, e se concentre no que suas mãos podem alcançar e no que você está disposto a fazer para alcançar a Educação Pública que queremos! Escreva no dedo médio, uma atitude que você pode tomar ou uma mudança pessoal que deseja alcançar.
2- Pendure seu molde no varal , para continuarmos a dinâmica depois.

OBS: Após a saída dos participantes, ler o que escreveram nos moldes que ficaram expostos na sala e fazer um apanhado de suas respostas, para serem usadas na parte 4.


Parte 4> Conclusões.
1- Pegue o molde de sua mãe e reveja o que escreveu nela.
2- Vamos escrever e elaborar um manifesto para publicar? Vamos escrever o que desejamos para a educação e o que precisa ser feito por cada um de nós! Sabemos que há muito a ser feito pelos governantes, pelas famílias, pela sociedade, mas agora é nossa vez. Vamos expor o que nós, gestores do sistema público de ensino pensamos e faremos sobre: A educação pública que queremos.
3- Ler para todos a relação com a descrição das respostas levantadas pelo grupo. 4- Escrever juntos uma conclusão para a apanhado feito com as respostas dos parcipantes. Este será omanifesto.
5- Vamos ler todos juntos, declarando assim o texto que construímos.
6- Leve o contorno de sua mão com você como um lembrete de que: A educação pública que queremos... Construímos com nossas mãos dadas.

7- Evniar para os participanates o texto final/manifesto. 

Pesquisa Google

Google